Periodontite: não tratar pode levar à perda dos dentes


  

Periodontite: não tratar pode levar à perda dos dentes.

A doença periodontal geralmente é indolor e você pode não saber que tem um problema até que suas gengivas e osso de suporte estejam seriamente comprometidos.  As doenças periodontais podem freqüentemente ser tratadas nos estágios iniciais com raspagem e alisamento radicular.

A raspagem é usada pra remover a placa e o tártaro ou cálculos dentários que estão abaixo da linha da gengiva. Um anestésico local pode ser aplicado para reduzir o desconforto.Utilizando um instrumento chamado de raspador ou um limpador ultra-sônico, o dentista cuidadosamente remove placa e tártaro de toda a profundidade de cada bolsa periodontal. As superfícies da raiz do dente são, então, alisadas ou planificadas. Esse procedimento permite que o tecido gengival cicatrize e também dificulta o acúmulo de placa sobre as superfícies radiculares.

Pode ser necessário recomendar, prescrever e administrar medicações para ajudar a controlar a infecção e dor ou para facilitar a cicatrização.

Numa consulta de acompanhamento, o dentista verifica a cicatrização das gengivas e a diminuição das bolsas periodontais. Quando persistem bolsas periodontais  após o tratamento, medidas adicionais podem ser necessárias como por exemplo cirurgias regenerativas. O objetivo da regeneração consiste na renovação e restauração completa da estrutura e função do tecido perdido. Um biomaterial regenerativo pode contribuir na regeneração dos tecidos periodontais.