Qual a importância de passar fio dental?


Considerado um complemento à escovação, o ato de passar o fio dental é importantíssimo para que todas as bactérias que habitam a boca sejam completamente eliminadas e não provoquem cáries e gengivite. 
Por isso, ele deve também ser passado sempre depois de todas as refeições. O ideal é que ele anteceda a escovação, que deve durar de 3 a 5 minutos.


Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, por encomenda do Conselho Federal de Odontologia, apenas 57% dos brasileiros usam fio dental. Esse dado é bastante preocupando uma vez que o fio dental é o grande responsável por remover os restos de alimentos e resíduos que ficam presos entre os dentes, os quais a escova não consegue eliminar.

Como usar a cordinha
Se você costuma esquecê-lo, é preciso usá-lo ao menos antes de dormir, isso porque durante a madrugada, a produção de saliva diminui e os restos de alimentos acumulados na boca se tornam ainda mais perigosos.   
Passe o fio dental, que limpa onde a escova não chega! 
1. Faça um bochecho com água. Enrole um pedaço de 45 cm de fio dental na ponta dos dedos médios. Segure o fio entre o polegar e o indicador, deixando 2 cm esticado entre as mãos.
2. Passe o fio entre os dentes, da gengiva à ponta, “abraçando” a parede dos dentes. Repita várias vezes.