Vamos escovar a lingua?

                                 

raspador ou escova



A língua é a fonte de muitas bactérias, logo deve ser higienizada com o máximo de cuidado e atenção. Responsável pela fala, boa mastigação dos alimentos, além da saúde da boca como um todo. A ausência da escovação na língua é a principal causa para o surgimento da Halitose, o mau hálito.




A saburra lingual, também conhecida como a sujeira da língua, é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no dorso posterior (fundo) da língua, que se forma basicamente quando estamos frente a uma diminuição da produção de saliva ou de uma descamação epitelial (minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem dos lábios e bochechas) acima dos limites normais (ou fisiológicos) ou ainda, em ambas as situações.     

A utilização dos raspadores de língua, ou limpadores linguais, é uma forma eficaz para combater a saburra lingual e a halitose. Com objetivo de remover bactérias residentes na superfície da língua. O raspador de língua funciona no sentido de trás para frente, ou seja, coloque a língua pra fora o máximo possível e arraste o raspador do fundo da boca até a ponta da língua. Faça isso repetidas vezes, lavando o raspador em água corrente. É importante ressaltar que a borda removedora de saburra não seja amolada para não machucar a língua. Além de que as escovas que vem com limpador de língua não são tão eficazes quanto o próprio limpador.


Como não engasgar ao escovar a lingua?

- Segure sua escova de dentes perpendicular à língua, escovando pela lateral. Colocar a escova na vertical facilitará que ela escorregue para a parte perigosamente mais sensível da língua. Também é psicologicamente invasivo, ou seja, faz você pensar conscientemente em se engasgar.
- Apoie a ponta da língua com as pontas dos dedos pressionando para os dentes inferiores ou segure a ponta da lingua com gaze. Desta maneira a lingua ficará posicionada e estabilizada!


Compartilhe com os amigos! Clique aqui